Nessa época do ano muitos de nós para e pensa, é a época das reflexões. Então resolvi fazer as minhas e compartilhar com os leitores do site.
Os candidatos reclamam da falta de vagas, do descaso dos recrutadores que não dão retorno após o processo seletivo, do excesso de requisitos para o preenchimento da vaga.
Vagas existem sim, só aqui no site divulgamos mais de 300 vagas novas e diferentes todos os dias, porém o que tenho visto ao longo do tempo que o site está no ar e dos meus 25 anos de experiência na área de RH é que existe muita reclamação e pouca ação.
Recebo muitas solicitações via chat, e-mail, Facebook, Twitter, Linkdin de candidatos que não querem procurar a vaga, querem que eu procure e envie para seu e-mail, tudo mastigadinho. E quando respondo que não tenho como fazer isso individualmente, pois já faço o trabalho gratuito de captação das vagas junto as empresas e a divulgação urgente das mesmas, ainda recebo respostas mal criadas!
E a falta de compromisso dos candidatos? Sinceramente não entendo! Os candidatos reclamam que os recrutadores não dão retorno sobre o processo seletivo, porém apesar de chato, podemos entender que muitos desses tem um volume imenso de processos e trabalham na maioria com uma equipe reduzida ou sozinhos, sem equipe. Um processo mais eficaz de recrutamento ajudaria, mas nem todas as empresas dão instrumentos para isso e o processo fica capenga na hora de informar que o candidato não foi aprovado. Porém isso não é desculpa para a vergonha que acontece em 99% dos processos seletivos.
A vaga é divulgada e os candidatos enviam seus currículos espontaneamente, porque acham que atendem aos requisitos solicitados, porque ficaram interessados na vaga, cada um por seus motivos. Como aqui no site temos um volume muito grande de candidatos pesquisando, muitos currículos são recebidos minutos depois da vaga ser divulgada (por isso pesquise diversas vezes por dia no site), porém ao fazer a primeira triagem destes currículos, o recrutador tem uma decepção, pois mais da metade não está dentro do perfil solicitado (não atende ao mínimo exigido na vaga), então começam a entrar em contato com os candidatos que sobraram, aí descobrem que parte deles não colocou um telefone ou o telefone não atende, é um telefone de recado que não dão recados... finalmente conseguem marcar as entrevistas com cerca de 30% dos currículos recebidos.
Pronto, pensamos, agora tudo resolvido. Ledo engano!! Aí começa a pior parte, pois nos melhores dias, cerca de 20% desses candidatos que marcaram a entrevista comparecem! Os outros não ligam sequer para dar uma satisfação. Por exemplo, um recrutador tem 30 vagas para operador de telemarketing, recebe 100 currículos, desses consegue triar e marcar com 40 candidatos. No dia e hora marcada aparecem 15 candidatos e alguns ainda mentiram dizendo que tinham o curso solicitado ou que poderiam trabalhar no horário informado.
Vem o processo seletivo e o normal, alguns desses candidatos não se encaixam no perfil que a empresa procura, então no final, daqueles 100 currículos iniciais recebidos, 5 ou 6 candidatos são aprovados.
Vamos repensar nossa postura em relação a vida, não só ao emprego, mas a vida. Se a vaga não te interessa, não envie seu currículo, vai atrasar a vida do recrutador, vai atrasar sua vida, pois você cria expectativas que não se concretizarão e no final das contas você vai reclamar que o recrutador não deu um retorno (no processo que você compareceu) mas que aqueles outros 75 recrutados não e o processo seletivo terá que ser refeito mais 3, 4, 5 vezes até se completar e aquele recrutador não vai ter tempo de te dar a resposta se você não foi um dos aprovados.
Falei isso tudo com base na experiência que adquiri ao longo destes anos e nas reclamações do dia a dia dos selecionadores das empresas, mas a pouco tempo passei por esse mesmo problema, sofri na pele, quando quis um ajudante para o site.
Então a reflexão de ano novo não é um puxão de orelhas e sim um alerta, pois muitas vezes, por diversos motivos, olhamos só para nossos umbigos, caindo na tentação da reclamação e não olhamos para frente, para onde devemos e podemos ir.
O que estamos fazendo para melhorar nossas chances de conseguir emprego? Quantos cursos você já fez essa ano para melhorar seu currículo, para melhorar principalmente seus conhecimentos? Aqui mesmo no site estou sempre indicando cursos online com preços bons... mas muitos de nós preferem não abrir mão de um passeio, de uma cerveja...
Quantos livros você leu? Não tem dinheiro para comprar livros? E os e-books online gratuitos?
Quantas pessoas você ajudou esse ano? O que isso tem haver? Todo trabalho, seja em que área for, leitura e ajuda é conhecimento adquirido e todo conhecimento é agregador.
Espero que essa reflexão faça você pensar e tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas que sempre chegam até aqui, tipo por que eu não consigo um emprego?
Então me responda: O que você está fazendo por você? Que atitudes você vai tomar para conseguir emprego nesse ano de 2013 que está chegando?
Feliz Ano Novo, cheio de realizações, sucesso e prosperidade.
É o que deseja o site Vagas Urgentes
Feliz Ano Novo! VAGAS URGENTES |