Os motivos errados pelos quais optar pelo Home Office
Em primeiro lugar vamos falar sobre o que é home Office. Home Office é o mesmo que trabalho em casa. Existem algumas formas de trabalhar como Home Office: Você pode ser funcionário de uma empresa e trabalhar em casa para essa empresa. Poderá também trabalhar como autônomo para uma empresa na sua casa ou ainda ser um empresário (independente do tamanho da sua empresa) e trabalhar em regime Home Office. Independente da forma o trabalho em HomeOffice sucinta muitas ilusões e mitos.Trabalhar em Home Office realmente é bom? Vale a pena? |
Como muitos já perceberam, o fato da tecnologia nos conectar de formas poderosas e diferenciadas faz com que possamos cada vez mais escolher onde trabalhar. Neste caso, como já temos as contas de energia e conexão de internet para pagar em casa, o pequeno empreendedor digital acaba optando pelo Home Office, acreditando em uma série de ilusões que não vão se comprovar reais, com o tempo.
Vamos falar destes motivos, e de razões pelas quais o aluguel de um coworking (modelo de trabalho em que se compartilha espaço e recursos / luz, tel...) pode ser uma melhor opção para você, caso você não tenha a disciplina e a determinação para um home Office.
Os maiores mitos do Home Office
Como em tudo na vida, existe uma série de mitos sobre o fato de trabalhar em casa / Home Office. Vamos falar de alguns deles:· Posso trabalhar da minha cama e fazer tudo no meu tempo:
Lamento te informar, mas os prazos do seu cliente vão continuar os mesmos e, mesmo que você for uma pessoa que produz melhor à noite, terá de dedicar algumas horas do seu dia ao trabalho, nem que seja para resolver pendências administrativas/ bancárias e atendimento ao cliente. Muitas vezes, seus clientes farão seu horário, e não você, embora ceder sempre ao cliente também não seja a estratégia mais inteligente.
Isso mesmo, trabalhar em homeoffice não é ter todo tempo do mundo e nem em qualquer lugar, a seu bel prazer.
O mito é bem diferente da realidade, separe um cantinho na sua casa para ser seu escritório |
· Vou ter mais tempo para me dedicar às coisas que eu gosto:
Isto vai depender de uma série de variantes, mas já garanto que os primeiros meses não serão assim. Pelo contrário, o processo de implantação de uma empresa, você terá muito mais dificuldades do que facilidades para oferecer o serviço que espera. Gastará mais tempo captando clientes, cuidando de toda a parte administrativa (não é porque você trabalha por conta própria que sua empresa não precisa de relatórios e gráficos de crescimento, para que você consiga tomar as melhores decisões sobre seu negócio baseado em número, e não em palpites) e com a produção do seu trabalho em si, que você terá muito menos tempo livre nos primeiros meses. Depois, com o tempo e a diligência, você aprenderá a maximizar seu tempo útil e a se recompensar por um dia produtivo.
· Vou poder fazer tudo exatamente do meu jeito:
A presunção de achar que sabe exatamente o que o seu cliente quer / gosta / precisa ou pior, que o que ele quer / gosta / precisa não importa, sem ter perguntado para ele, pode ser uma estrada expressa para a falência. Procure atender demandas e monetizar outros talentos seus, criando formas diversas de renda, já que um bom empreendedor digital não vive apenas de uma fonte de renda ou de um projeto apenas.
· Não vou ter chefe a quem responder:
Artigo originalmente publicado no site VAGAS URGENTES Veja outros artigos sobre Trabalho em Casa por Cristiane Prata |
Como você já deve ter percebido, nem tudo são flores no trabalho em home office, mas no final, para aqueles que estão dispostos a adaptar-se à responsabilidade, trabalhar em casa é tudo de bom. Não desanime, pois daremos aqui diversas dicas do que você pode fazer para trabalhar em casa, como se organizar, como prosperar...
Inscreva-se aqui e receba os artigos no seu e-mail